Certidões

Serviços online
Com o objetivo de prestar um serviço ágil, o 2º Registro de Imóveis de Apucarana disponibiliza via Internet o pedido de certidão:

Pedido de certidão on-line
Ganhe tempo e faça seu pedido de certidão, pague por meio de depósito ou transferência bancária. Envie o arquivo do comprovante em PDF ou JPG para nosso endereço eletrônico (certidao@cri2apucarana.com.br) caso ache necessário, receba a certidão por SEDEX em seu endereço, ou retire no balcão da serventia. O uso deste serviço é facultativo. As certidões também podem ser solicitadas presencialmente no Registro de Imóveis.

Consulta ao andamento do pedido realizado no balcão
Localize o número do processo e da sua guia de protocolo, informe na pagina inicial desse site na parte de consulta rápida pedido de certidão  e acompanhe a situação do atendimento.
A Certidão é a reprodução textual e autêntica do escrito original, extraída do livro de registro por serventuário ou funcionário competente. Pode ser extraída nos seguintes formatos:
 
Inteiro Teor
É o documento completo alusivo a determinado ato. Pode ser extraída, inclusive, pela cópia por sistema autorizado em Lei (Eletrônico, Xerox, Microfilmes etc.). A cópia será autenticada por autoridade competente, e a correção das informações contidas será conferida antes da entrega.
 
Negativa
Quando afirma que não existe determinado fato ou ato sobre o imóvel ou seu proprietário.
 
Ônus Reais e  Convencionais
Pode ser positiva ou negativa, relatando atos que oneram o imóvel ( Hipoteca, Usufruto, Penhora, Servidão e outros).

As certidões podem ainda ser extraídas em função da abrangência temporal  dos fatos ou atos que o interessado deseja conhecer, geralmente vinte ou trinta anos, denominadas certidões VINTENÁRIAS  ou TRINTENÁRIAS .

Escolha a modalidade de certidão mais adequada para sua necessidade.

Certidão de Inteiro teor
- é uma cópia atualizada das informações do imóvel, utilizada para fins de comprovação dos dados e da propriedade do imóvel. É solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. Todo interessado em comprar um imóvel deveria, antes consultar sua matrícula.

Certidão de Ônus Reais ou Convencionais - contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há algum ônus que recais sobre o imóvel, por exemplos, se o imóvel foi dado com garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada no imóvel etc. Pode ser negativa - quando não há ônus, ou positiva - quando há ônus. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contrados de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras.

Certidão de Ações Reais e Pessoais Reipersecutórias - contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há alguma ação real ou pessoal que recaia sobre o imóvel. Trata-se de ações judiciais em que uma terceira pessoa alega ter direitos sobre o imóvel, ou reinvidica para sí o imóvel. A certidão pode ser negativa - quando não há ações, ou positiva - quando há ações. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamentos e pelos tabelionatos para elaborar escrituras.

Certidão de Único Imóvel - contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa que não há outro imóvel registrado no nome dos proprietários. É necessário, por exemplo, para solicitar liberação de recursos do FGTS ou isenção do IPTU para aposentados.

Certidão de Único ônus - contém dos dados do imóvel, dos proprietários e do ônus e informa que não há outros ônus que recaiam sobre o imóvel.

Propriedade - contém os dados da pessoa e informa se ela possui ou não imóveis registrados em seu nome, na área sob a responsabilidade daquele Registro de Imóveis. A negativa é necessária, por exemplos, para solicitar liberação de recursos do FGTS. A positiva é emitida quando o usuário deseja saber que imóveis determinada pessoa possui naquela circunscrição. Quando o solicitante pede uma certidão negativa de propriedade, mas a pessoa pessoa possui imóvel, é fornecida a certidão positiva e vice-versa.

Vintenária - é composta pela certidão de matrícula atual do imóvel, além dos registros dos últimos vinte anos. Outros períodos podem ser escolhidos, como Trintenária (período de 30 anos).

Prazo dos serviços
O prazo máximo para a entrega dos serviços é estabelecido em lei. Para emissão das certidões, o prazo legal é de 30  dias úteis, todavia tentamos entregar sempre num prazo menor. Consulte na pagina inicial desse site na parte de consulta rápida pedido de certidão para verificar se sua certidão já ficou pronta.

 

Escolha a modalidade de certidão mais adequada para sua necessidade


É composta pela certidão de matrícula atual do imóvel, além dos registros dos últimos vinte anos. Outros períodos podem ser escolhidos, como Trintenária (período de 30 anos).  Solicite a certidão Vintenária clicando aqui.
 

Contém os dados da pessoa e informa se ela possui ou não imóveis registrados em seu nome na área sob responsabilidade daquele Registro de Imóveis. A negativa é necessária, por exemplo, para solicitar liberação de recursos do FGTS. A positiva é emitida quando o usuário deseja saber que imóveis determinada pessoa possui naquela circunscrição.  Quando o solicitante pede uma certidão negativa de propriedade, mas a pessoa possui imóvel, é fornecida a certidão positiva e vice- versa. Solicite a certidão de propriedade clicando aqui.

Contêm os dados do imóvel, dos proprietários e do ônus e informa que não há outros ônus que recaiam sobre o imóvel. Solicite a certidão de Único Ônus clicando aqui.

Contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa que não há outro imóvel registrado no nome dos proprietários. É necessária, por exemplo, para solicitar liberação de recursos do FGTS ou isenção do IPTU para aposentados. Solicite a certidão de Único Imóvel clicando aqui.

Contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há alguma ação real ou pessoal que recaia sobre o imóvel. Trata-se de ações judiciais em que uma terceira pessoa alega ter direitos sobre o imóvel, ou reivindica para si o imóvel. A certidão pode ser negativa – quando não há ações, ou positiva – quando há ações. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. Solicite a certidão de Ações Reais e Pessoais Reipersecutórias clicando aqui.

Contém os dados do imóvel e dos proprietários e informa se há algum ônus que recaia sobre o imóvel, por exemplo, se o imóvel foi dado como garantia em um financiamento, se há uma promessa de compra e venda registrada no imóvel etc. Pode ser negativa – quando não há ônus, ou positiva – quando há ônus. Também é solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. Solicite a certidão de Ônus Reais ou Convencionais clicando aqui.  

É uma cópia atualizada das informações do imóvel, utilizada para fins de comprovação dos dados e da propriedade do imóvel. É solicitada, por exemplo, pelos bancos para realizar contratos de financiamento e pelos tabelionatos para elaborar escrituras. Todo interessado em comprar um imóvel deveria, antes, consultar sua matrícula.  Solicite a certidão de Inteiro Teor clicando aqui.